O alimento não é a única forma de nutrir nosso corpo. É preciso que se tenha conhecimento, que se viva em sociedade de forma saudável e sustentável, alicerçando os objetivos na construção de fatores que impactem positivamente nossa vida, saúde e o meio em que vivemos.
Desse modo, além da alimentação diária das crianças e adolescentes atendidas na Obra Social Villagindo Para Ser Feliz de Cachoeiro de Itapemirim - ES, parte das verduras, legumes, frutas e outros itens alimentícios que a Obra recebe da parceria com o banco de alimentos, são repassadas às famílias em situação de vulnerabilidade visando contribuir na segurança alimentar e nutricional.
Partindo da premissa de que “não apenas comida alimenta”, nasceu o projeto “PAPO DE FAMÍLIA: CONVIVER TAMBÉM ALIMENTA”.
Conhecimento também é alimento. Contribui para a melhora na qualidade de vida e nos fortalece. Torna-nos cidadãos críticos e pensantes a realidade, capazes de mudá-la e despertar o reconhecimento da autonomia que cada um pode exercer.
É nessa contextura que os encontros do Projeto “Papo de Família: Conviver também alimenta”vem sendo modelados: “convivendo e alimentando os aspectos biopsicossociais de cada participante”.
A proposta atende um dos compromissos fundamentais da Rede Salesiana de Ação social sendo mediada pelo Assistente Social - Roberto Dornelas Vilete - CRESS 7389 – 17ª Região ES / Obra Social Villagindo Para Ser Feliz.
Os encontros acontecem quinzenalmente nos quais os participantes tem voz ativa para a escolha dos temas a serem trabalhados nos próximos. Já foram discutidos o “quem sou eu na minha família” com a contribuição da psicóloga Rosilaine; “meus reflexos me refletem”; “saúde mental, no que a Villagindo tem te ajudado?”, entre outros assuntos.
Os grupos tem se configurado em um espaço de reconhecimento, pertencimento, trocas e autonomia, ocasionando no fortalecimento dos vínculos entre as famílias e a obra, orientações sobre direitos e deveres, bem como, conhecimento das redes de apoio, intersetorial, socioassistencial, de atenção psicossocial, equipamentos e serviços diversos, mercado de trabalho, educação e demais políticas públicas e sociais. Consequentemente, conviver também alimenta.